Efeitos do narguilé: como ele detona 3 partes do seu corpo (mais do que o cigarro)

Segundo o Ministério da Saúde o uso do narguilé prejudica muito mais a saúde do que o cigarro.

Foto/Reprodução

O narguilé tem se popularizado cada vez mais no Brasil. Ele é um tipo de cachimbo oriental á base de água e tabaco aromatizado. Apesar de ter um sabor adocicado e conter pouco fumo ele apresenta maior risco pra saúde do que o cigarro.

De acordo com a Ministério da Saúde, quando se fuma o narguilé em um intervalo de 20 a 80 minutos em termos de exposição a substâncias tóxicas, seria o mesmo que fumar de 100 a 200 cigarros. Com o cigarro a quantidade de fumaça tóxica ingerida é em torno de 0,5 e 0,6 litros , já no narguilé a quantidade ingerida em uma tragada varia entre 0,15 a 1 litro.

A nicotina do narguilé é menos concentrada, pois é filtrada com a água. Por esse motivo muitos acham que faz menos mal, mas a reação é ao contrário do que se imagina. Como o fumo é mais leve os usuários dão tragadas mais profundas para ficarem mais satisfeitos com a toxina. Inalando assim maior quantidade de outras substâncias tóxicas que estão presentes na fumaça como alcatrão e benzopireno, usados no preparo do carvão utilizado para preparar o fumo.

Veja a seguir como o narguilé prejudica algumas partes do corpo.

No sistema digestivo causa: gastrite, úlceras, náusea e constipação intestinal.

Foto/Reprodução

Na boca causa: retração da gengiva, mau hálito, manchas escuras e inflamação crônica.

Foto/Reprodução

No cérebro causa: sonolência ou insônia, ansiedade, inquietação, dependência química e psicológica.

Foto/Reprodução

Gostou? então deixe seu like!